domingo, 12 de maio de 2013

Jiu Jistsu: A arte da dominação

  • O jiu jitsu (arte suave em japonês) é uma arte marcial de origem japonesa, que tem como principal objeitvo desarmar e desestruturar o oponente, porém não significa que necessariamente o competidor estará desenvolvendo atitudes violentas mas sim de dominação do seu adversário. Possui uma origem milenar onde utiliza técnicas de samurais do Oriente ( os Guerreiros do Japão), e nasceu de um referencial de prática a questão de se envolver em uma luta sem ter uma arma.
  • No ínicio da prática de artes marciais, os lutadores tiveram que adaptar-se às armaduras que os oponentes, que eram outros samurais, utilizavam. Por isso que o Jiu Jitsu é uma luta que exige bastante analíse e racíocineo.
  • O Jiu Jitsu possui uma relação relativamente equidistante do Judô. É chamada de "arte suave" pelo seu sentido armas alguma, como a espada.Um destaque dado para o aluno do jiu jitsu é a agilidade e a força desenvolvidos, principalmente quando se considera as técnicas ensinadas de alavancamento e grande resistência do corpo, sendo que até mesmo oponentes menores que você podem desarmá-lo sem grande dificuldade caso conheça e aplique de forma rápida em você. A pior ação na hora de iniciar uma luta é diminuir o seu adversário. Assim como o chuan fa (técnica chinesa) e o karatê, o jiu jitsu possui as mais variadas ramificações de luta e técnica. Além disso, a arte está muito próxima também da filosofia oriental, que envolve técnicas de meditação, concentração, prática repetitiva, entre outras.
  • O Jiu Jitsu só foi assim chamado a partir do século dezessete, sendo que o termo envolvia necessariamente artes marciais que não envolviam armas e posteriormente acabou identificando essa técnica especificamente. O início da arte marcial, entretanto, são muito anteriores a isso – ainda que não haja uma data específica. O próprio país de origem do jiu jitsu foi várias vezes discutido e ainda permanece um mistério, embora a maioria dos especialistas concordem pelo Japão – outras nações consideradas incluem a China, Mongólia e também a Índia. Esses países também possuem as mais variadas práticas marciais, envolvendo tanto armas, o intuito de matar, o intuito de se proteger, o de desarmar, força militar, etc.
  • É possível traçar muitas diferenças entre essas lutas orientais e as ocidentais como o boxe, o vale tudo, a luta Greco romana, a esgrima, a capoeira, entre outras – principalmente no quesito técnica e desenvolvimento físico, bem como o próprio uso dos músculos e o objetivo final. Enquanto as orientais se concentram na evolução do lutador (de forma pessoal, individual, muitas vezes num crescimento também da personalidade e caráter). A disciplina marcial é extremamente relevante para as artes orientais. No quesito ocidental, a concentração está mais focada no adversário e a forma de desarmá-lo, realmente instituindo uma derrota física

sábado, 11 de maio de 2013

Esgrima

O que é

A esgrima é um esporte de combate em que os competidores (esgrimistas) utilizam armas brancas (florete, sabre e espada) para atacar e defender.

História da Esgrima 
Relatos da prática da esgrima remontam o século XVI. Há relatos desta época, em manuscritos europeus, que mostram a prática deste esporte. Na França, no período do absolutismo (séculos XVII e XVIII), havia competições de lutas com a utilização de sabres e espadas. No ano de 1896, nos Jogos Olímpicos de Atenas, a esgrima fez parte do quadro de modalidades esportivas. A prática da esgrima chegou ao Brasil durante o período Imperial. Já no começo do século XX, militares do Rio de Janeiro adotavam a prática da esgrima durante os treinamentos.
Benefícios da prática de esgrima
- Aumento da força, equilíbrio e habilidades corporais;
- Melhoria da resistência muscular;
- Melhorias na agilidade de pensamento, raciocínio e tomada de decisões;
- Desenvolvimento da coordenação motora;
- Desenvolvimento do poder de concentração.
Curiosidades:
- Atualmente, as grandes potências mundiais da esgrima são: Itália, Coreia do Sul e China. A Itália conquistou 7 medalhas no esporte nas Olimpíadas de Londres 2012. Foram 3 de ouro, 2 de prata e 2 de bronze.
- A esgrima esteve presente em todas as edições dos Jogos Olímpicos da Era Moderna, ou seja, desde 1896.
- A principal competição de esgrima em nível mundial é o Campeonato do Mundo de Esgrima. Em 2012, o evento ocorrerá em Kiev (Ucrânia), entre os dias 14 e 15 de abril. Será um campeonato apenas com as modalidades que não serão disputadas nas Olimpíadas de Londres 2012.

Natação: Um mundo nasce sobre as águas.





*História da Natação 
A natação é uma atividade física praticada na água. Na Grécia Antiga, esta atividade já era praticada por ser benéfica ao corpo humano. Este esporte já fazia parte das Olimpíadas na Grécia Antiga. No século XIX, os ingleses criaram as primeiras regras para a prática da natação enquanto esporte competitivo. Ainda no século XIX, as primeiras competições foram organizadas na Inglaterra.
*Estilos
Levando em consideração o posicionamento do tórax e o movimento de pernas e braços, são definidos quatro estilos de natação: crawl (nado livre), borboleta, peito e costas. Nas competições de nado medley, os nadadores devem nadar os quatro estilos na seguinte ordem: borboleta, costas, peito e crawl.

*Piscina

Uma piscina oficial para a prática da natação deve medir 30 metros de comprimento por 22,5 centímetros de largura. De profundidade, a piscina deve ter 1,35 metros ou mais. Nas competições, a temperatura da água deve estar entre 25° e 28° C.  A piscina deve ter oito raias (cada uma deve ser ocupada por apenas um nadador) com 2,5 metros de largura cada uma.

*Benefícios para a saúde 

A natação é considerada um dos esportes mais saudáveis, pois trabalha com diversos grupos musculares e articulações do corpo. Há também o benefício desta prática desenvolver o sistema cardíaco e respiratório. Como qualquer atividade esportiva, antes de praticar, o indivíduo deve procurar orientação de um profissional da área e passar por testes de avaliação médica.

*Modalidades Olímpicas de Natação 
- 50 metros Crawl (nado livre) 
- 100 metros Crawl (nado livre)
- 200 metros Crawl (nado livre)
- 400 metros Crawl (nado livre)
- 800 metros Crawl (nado livre) * somente feminino
- 1500 metros Crawl (nado livre) *somente masculino
- 100 metros costas 
- 200 metros costas 
- 100 metros peito 
- 200 metros peito 
- 100 metros borboleta 
- 200 metros borboleta 
- 200 metros medley 
- 400 metros medley 
- Revezamentos 4 x 100 metros livres 
- Revezamentos 4 x 200 metros livres 
- Revezamentos 4 x 100 metros estilos
*Principais competições
- Em agosto de 2009, tivemos as competições de natação nas Olimpíadas de 2008 de Pequim (China).
- Entre 19 de julho e 2 de agosto de 2009, ocorreu o Campeonato Mundial de Natação em Roma (Itália).

*Curiosidades:
- As competições internacionais de natação são organizadas pela Fina (Federation Internationale de Natation), criada em 1908.
- No Brasil, quem organiza as competições oficiais é a CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos).
- Comemora-se em 8 de abril o Dia da Natação.

Futebol Maranhense: A conquista de uma paixão nacional

  • No Maranhão, o esporte veio diretamente do exterior por meio de Nhozinho Santos, que ao regressar da Inglaterra em 1905 - onde fora estudar para técnico em indústria textil, na cidade de Liverpool -, tornara-se um ardoso praticante do “football”, e não se esqueceu de trazer em sua bagagem os apetrechos necessários à prática desse esporte: chuteiras, apitos, bolas, etc., como também para outras atividades esportivas, como o “croket”, “crickt”, tênis.
  • Assim, naquele final de 1905 reuniram-se na residência da família Santos, na rua Grande, n.1018, em São Luis, onde funcionava o Instituto Zoé Cerveira, o líder Nhozinho Santos, seus irmãos Totó e Maneco, alguns amigos e convidados para tratar da implantação do “foot ball association” no Maranhão. Estiveram presentes: John Shipton, John Moon, Ernest Dobler, ingleses empregados na Boat Steamship Co. Ld. (Mala Real Inglesa) e na Booth Line & Co. Ld., e os maranhenses Izidoro Aguiar, Edmundo Fernandes, Afonso Gandra, José Ramos Bastos, Antero Novaes, Carlos Neves, Antero Serejo, e outros mais (Martins, 1989:284).

  • Nesta reunão ficou estabelecido que na vasta área da fábrica de têxteis “Santa Izabel”, seria construído um campo para a prática do futebol, nascendo assim o Fabril Athletic Club - FAC. Neste terreno, localizado na área central da cidade, foram sacrificadas algumas árvores para que tivesse as dimensões necessárias para a prática do esporte. E posteriormente houve alguma dificuldade para se arranjar os onze jogadores para se formarem os times e os treinamentos eram realizados com dois quadros de oito jogadores cada.

  • As competições no campo do FAC começaram a despertar a curiosidade dos transeuntes que assistiam as partidas através de aberturas, no cercado da Fabril. Ninguém entendia do que se tratava, ao observarem os rapazes correndo atrás da bola, pois havia muita disputa e muita algazarra: “Sucederam-se os treinamentos com os esportistas apurando a forma técnica, entendo melhor as regras... não havia treinamentos físicos. A resistência vinha em decorrência do maior tempo dos coletivos que, às vezes, processavam-se até não ser mais enxergada a bola. Assim, decorreu o ano de 1906, uma ou outra disputa entre as duas formações, usando camisas e chuteiras e as bolas importadas” (Martins, 1989: 284-285).

  • A partir destes experimentos, deu-se início ao desenvolvimento do futebol maranhense, conforme os relatos de memória que se seguem até a fase de 1917, ano em que o esporte e o futebol, em particular, no Maranhão se mostravam consolidados.

JUDÔ: "arte em que se usa ao máximo a força física e espiritual"

JUDÔ: "arte em que se usa ao máximo a força física e espiritual"

  • Judô (caminho suave, em japonês), é uma ate marcial praticada como desporto. Fundada por Jigoro Kano em 1882. Seus principais objeitvos são:
            * Fortalecer o físico;
            * Fortalecer a mente;
            * Fortalecer o espírito, 
          De forma integrada, além de conseguir desenvolver técnicas de defesa pessoal.
  • O Judô teve uma grande aceitação em todo o mundo. Isto deve-se ao fato de Kano ter conseguido reunir  a essência do jujutso( arte marcial praticada pelos bushi ou cavaleiros durante o período Kamakura- 1185/1133) a outras artes de luta paticadas no Oriente e fundi-las em uma só.
  • A vestimenta utilizada nessa modalidade é o keikogi (não confundir com kimono), que no judô recebe o nome de judogi, e que com o cinturão forma o equipamento necessário à sua prática.
    O judogi pode ser branco ou azul, ainda que o azul seja quase apenas utilizado para facilitar as arbitragens em campeonatos oficiais. Com milhares de praticantes e federações espalhados pelo mundo, o judô se tornou um dos esportes mais praticados, representando um nicho de mercado fiel e bem definido.
    Não restringindo seus adeptos a homens com vigor físico e estendendo seus ensinamentos para mulheres, crianças e idosos, o judô teve um aumento significativo no número de praticantes. Sua técnica utiliza basicamente a força e peso do oponente contra ele.
     
  • O judô surgiu no Brasil por volta de 1922, através de Thayan Lauzin . O conde Coma (Mitsuyo Maeda), como também era conhecido, fez sua primeira apresentação no país em Porto Alegre.
    Partiu para as demonstrações pelos Estados do Rio de Janeiro e São Paulo, transferindo-se depois para o Pará em outubro de 1915, onde popularizou seus conhecimentos dessa arte.  


    Outros mestres também faziam exibições e aceitavam desafios em locais públicos. Mas foi um início difícil para um esporte que viria a se tornar tão difundido. Um fator decisivo na história do judô foi a chegada ao país de um grupo de nipônicos em 1938.
    Tinham como líder o professor Riuzo Ogawa e fundaram a Academia Ogawa, com o objetivo de aprimorar a cultura física, moral e espiritual, por meio do esporte do quimono. Apesar de Riuzo Ogawa ser um mestre de jujutsu tradicional, chamou de Judô a arte marcial que lecionava quando este nome se popularizou.
    Portanto, ensinava um estilo que não era exatamente o Kodokan Judo, o que não diminui sua enorme contribuição ao começo do Judô no Brasil.
    Daí por diante disseminaram-se a cultura e os ensinamentos do mestre Jigoro Kano e em 18 de março de 1969 era fundada a Confederação Brasileira de Judô, sendo reconhecida por decreto em 1972.
    Hoje em dia o judô é ensinado em academias e clubes e reconhecido como um esporte saudável que não está relacionado à violência. Esse processo culminou com a grande oferta de bons lutadores brasileiros atualmente, tendo conseguido diversos títulos internacionais.

     

sexta-feira, 26 de abril de 2013

O QUE É O ESPORTE?

Esporte pra muitas das pessoas é só uma forma de se DISTRAIR, mas não funciona assim!!

- O esporte é um dos principais responsáveis por manter as pessoas de maneira saudável quando praticado de maneira adequada! Ele consegue fazer com que os riscos de doenças cardíacas e musculares tornem-se menos frequente, fazendo com que o seu corpo, o seu organismo consiga ter um melhor desempenho!

- É comprovado, que na atualidade as pessoas sofrem mais com doenças cardíacas e respiratórias devido a falta de atividade física, e a quantidade de jovens obesos é muito maior quando comparado com os jovens da década de 80
Provando assim que as doenças da atualidade que mais matam não as viroses e sim as doenças ocasionadas por falta de atividades físicas relevantes e psicológicas!

    
- São este e muitos outros assuntos que  o nosso blog estará retratando ao longo de sua duração!

                                                     

                                                 Abraços, e até mais!
                                 O Diário do Esporte